Sociedade

Já neva em Bragança, Vila Real e em Lamego

Já neva em Bragança, Vila Real e em Lamego

A manhã começou com neve no interior norte do país. Confirmam-se, em três distritos, as previsões do Instituto de Meteorologia, que prevê queda de neve, também, para Braga, Guarda e Castelo Branco.

Em Lamego, no distrito de Viseu, "neva com intensidade", apurou o JN junto da Protecção Civil local. Até ao momento, não há notícias de transtornos ou acidentes decorridos deste nevão.

A neve também voltou a Bragança, de acordo com dados da Protecção Civil local, que não encontrou, de momento, constrangimentos associados ao nevão.

Em Vila Real começam "a notar-se alguns picos de neve", informou a Protecção civil local.

Além destes três concelhos já com neve confirmada, cerca das 9.15 da manhã, o Instituto de Meteorologia, prevê, ainda, queda de neve acima dos 600 metros nos distritos de Braga, Guarda e Castelo Branco.

Devido a essa previsão, aqueles distritos estão sob aviso amarelo, o menos grave da escala do IM, entre as 9 horas de hoje, quinta-feira, e as 23.59 de sábado.

Para hoje, o IM prevê "continuação de tempo frio com céu em geral muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região sul até ao início da manhã", de acordo com a informação disponibilizada no seu "site".

Esperam-se aguaceiros na região norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e que "serão de neve acima dos 600 metros, subindo a cota para os 1200 metros durante o dia".

Quanto ao vento, será fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (15 a 30 km/h) do quadrante oeste no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.

O IM antecipa também uma pequena descida da temperatura máxima, prevendo 10 graus Celsius para o Porto, 12º para Lisboa, 14º para Faro, 15º para Ponta Delgada e 17º para o Funchal.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil prolongou até às 20 horas de sexta-feira o alerta azul no território continental, o primeiro de uma escala de quatro, devido à queda de neve e tempo frio.

Outras Notícias