União Europeia

Mais de 100 novas drogas notificadas em 2014

Mais de 100 novas drogas notificadas em 2014

Em 2014 foram notificadas pela primeira vez mais de cem novas drogas junto do Sistema de Alerta Rápido da União Europeia, elevando para perto de 500 o número de novas substâncias sujeitas a vigilância.

Durante a apresentação do relatório anual "A situação do país em matéria de drogas e toxicodependencia" relativo a 2013, esta quarta-feira, em Lisboa, foi feito um ponto da situação sobre "A droga na UE, situação e tendências 2014", pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT).

Em 2013 foram notificadas pela primeira vez 81 novas drogas junto do Sistema de Alerta Rápido da União Europeia. Em 2014 foram notificada mais de cem, disse Maria Moreira, do OEDT.

Eleva-se assim para perto de 500 o número de novas substâncias sujeitas à vigilância da agência europeia de informação sobre droga (EMCDDA).

"Estás substâncias aparecem a um ritmo muito significativo, temos 500 substâncias em monitorização e os canabinóides sintéticos são o grupo mais significativo", afirmou.

Maria Moreira disse ainda que está em avaliação o risco de quatro novas substâncias sintéticas consideradas muito perigosas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG