A Associação de Telespetadores considerou que o melhor programa de 2012 foi o "5 para a meia-noite", na RTP 1, e que o pior foi a "Casa dos Segredos 3", com transmissão na TVI.
Em comunicado, a Associação de Telespetadores (ATV) entende que a revelação do ano, "pela negativa", foi o fim da transmissão dos jogos da I Liga de futebol em sinal aberto.
"Pela primeira vez desde 1997, a generalidade dos espetadores viu-se privada de acesso livre e gratuito aos jogos da I Liga de futebol nacional", refere a ATV, sublinhando que se trata de uma "grave violação dos direitos dos cidadãos à informação e à cultura".
Na nota, a Associação considera que "a bronca do ano" foi a tentativa de privatização da RTP, "uma atitude sem explicação" que constitui "um atentado contra os espetadores/contribuintes, a cultura e a História, a democracia e a soberania portuguesas e a imagem de Portugal no mundo".
Entre os programas a que a ATV atribuiu menções de mérito estão "A Guerra", "Sexta às 9" (RTP), "Sociedade Civil" (RTP2), "Laços de Sangue", "Grande Reportagem" (SIC), "A Tua cara não me é estranha" e "Jornal das 8" (TVI).
Por oposição, as menções de demérito foram atribuídas aos programas "O Preço certo", "Quem tramou Peter Pan" (RTP), "Cartas da Maya", "Peso pesado" (SIC) e "Video Pop" e "Morangos com açúcar" (TVI).