Sociedade

Benfica confirma que os jogos na Luz passam para a Benfica TV

Benfica confirma que os jogos na Luz passam para a Benfica TV

A SAD do Benfica comunicou esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que os jogos de futebol do clube da Luz serão, a partir da próxima época, transmitidos através da Benfica TV.

Face ao "contexto externo e interno do mercado de direitos televisivos", o Conselho de Administração da SAD defende que "a solução mais adequada à defesa dos interesses dos seus acionistas" é "assegurar a transmissão dos direitos pelos seus próprios meios, ou seja, através da Benfica TV".

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) tinha pedido esclarecimentos ao Benfica, após o seu presidente, Luis Filipe Vieira, ter anunciado na quarta-feira, em entrevista ao Jornal da Noite da SIC, a intenção de não renovar contrato com a Olivedesportos e passar a centralizar os direitos no canal ligado ao clube.

O comunicado da SAD confirma que houve "propostas concretas para a aquisição dos direitos de comunicação audiovisual dos jogos (...), tendo inclusivamente rejeitado a última proposta que recebeu", aludindo à proposta de março passado, em que a Olivedesportos oferecia 111 milhões de euros para o período de 1 de julho de 2013 a 30 de junho de 2018.

Entre abril e julho deste ano, a SAD afirma que "foi desenvolvido um estudo por uma consultora internacional sobre modelos alternativos de exploração de direitos televisivos". O estudo, encomendado à Eurogroup Consulting, teve como base 4.523 inquéritos a sócios e 1.752 inquéritos a adeptos não sócios do clube.

"As conclusões do estudo consideram a possibilidade da não alienação dos direitos de transmissão televisiva e o seu exercício por meios próprios", refere o comunicado, que assim confirma a posição já assumida pelo presidente do clube e da SAD.

O canal Benfica TV integra a grelha de televisão por cabo da MEO, da Portugal Telecom.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG