RTP

Alberto da Ponte é novo presidente da RTP

Alberto da Ponte é novo presidente da RTP

O antigo presidente da Sociedade Central de Cervejas Alberto da Ponte será o novo presidente do conselho de administração da RTP, de acordo com informação disponível na própria página na Internet da RTP.

No site é referido também que no conselho de administração mantém-se Luiana Nunes, que transita da administração anterior, e que José Lopes Araujo, da direcção jurídica da RTP, passa a vogal do conselho de administração.

Alberto da Ponte deixou este ano o cargo de presidente da Sociedade Central de Cervejas (SCC), tendo rumado à Holanda para assumir funções na Heineken. O responsável foi presidente da SCC durante oito anos.

O gestor tem também no seu currículo passagens pela Jerónimo Martins, Schweppes Portugal e diversas experiências em Portugal e no estrangeiro ao serviço da Unilever.

Em entrevista publicada em março no jornal "i", Alberto da Ponte havia defendido Pedro Passos Coelho como o "melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro", sublinhando a necessidade de Portugal ser um "bom aluno" na aplicação do programa de ajustamento económico para recuperar a sua imagem internacional junto dos credores.

"Temos de passar o nosso tempo a preparar um plano de crescimento, a executar progressivamente, mas que seja a rampa de lançamento quando houver de facto condições de sustentabilidade da economia, que neste momento não existem", disse na referida entrevista.

Alberto da Ponte nasceu em Lisboa, em 1952 e formou-se pelo ISCEF (actual ISEG) em 1975.

A antiga administração da RTP, liderada por Guilherme Costa, pediu a demissão do cargo na semana passada, a qual foi aceite pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

O pedido de demissão surgiu na sequência do anúncio do consultor do Governo para as privatizações, António Borges, de que a proposta em cima da mesa é da concessão da RTP a privados, ao contrário da indicação anterior de que seria privatizado um canal.

A administração tornou público na semana passada que era contra esta posição.

Guilherme Costa tinha sido reconduzido por Miguel Relvas para um novo mandato, anúncio que foi feito em novembro do ano passado.

O Governo poderá, agora, oficializar o novo conselho de administração da RTP na quinta-feira, em Conselho de Ministros.

A Lusa contactou o gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, mas até ao momento não foi possível obter um comentário.