TDT

Flores e Corvo dizem ser sido esquecidas com a TDT

Flores e Corvo dizem ser sido esquecidas com a TDT

Um grupo de habitantes das ilhas das Flores e do Corvo alertou, esta quinta-feira, para o facto de terem caído no "absoluto esquecimento" das autoridades, um mês depois de ter sido desligado o sinal analógico de televisão neste arquipélago.

"Apenas duas ilhas e três concelhos do território de Portugal estão completamente excluídos de qualquer cobertura terrestre de TDT (Televisão Digital Terrestre) na rede implementada pela PT Comunicações", denuncia uma carta aberta de florentinos e corvinos enviada à Lusa.

O documento salienta que estão nesta situação estão apenas os concelhos de Santa Cruz e das Lajes, na ilha das Flores, e do Corvo, na mais pequena ilha do arquipélago, sendo "os únicos concelhos portugueses com 0% de cobertura de TDT por via terrestre".

"Já não nos bastavam as medíocres comunicações telefónicas fixas e móveis que vamos tendo e a péssima ligação à internet, agora temos ainda de adicionar a perda do acesso gratuito à televisão", refere a carta aberta.

Os florentinos e os corvinos apenas podiam ver de forma gratuita a RTP 1 e a RTP Açores, situação que deixou de ser possível desde 22 de março, quando foi desligado o sinal analógico no arquipélago, já que nas duas ilhas "não há qualquer retransmissão terrestre do sinal de TDT".

"Nos anos 80 do século passado, só podíamos ver televisão nos escassos dias em que havia bom tempo para a propagação do sinal dos retransmissores de Faial ou da Terceira serem apanhados nos televisores, em 2012 não temos qualquer acesso gratuito a sinal terrestre de televisão, voltamos mais de 30 anos atrás", denuncia a carta aberta.

O documento acrescenta que o que antes era gratuito agora não se consegue ver, "a menos que se compre o material necessário ou se faça uma assinatura do serviço de televisão", questionando "quantas novas mensalidades terão conquistado no Corvo e nas Flores as operadoras de televisão por subscrição pelo facto de nestas ilhas não existir qualquer sinal terrestre de TDT".

ver mais vídeos