Orçamento do Estado e impostos

Imprensa internacional destaca "enorme" aumento de impostos em Portugal

Imprensa internacional destaca "enorme" aumento de impostos em Portugal

A Imprensa internacional destaca o "enorme" aumento de impostos anunciado pelo ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, para 2013.

O "Financial Times" diz que o Executivo anunciou novos aumentos de impostos, "num esforço para manter o programa de resgate internacional, num contexto de uma poderosa revolta social contra o novo apertar do cinto".

O novo pacote de austeridade, descrito pelo próprio ministro das Finanças como incluindo "enormes" aumentos de impostos, surge numa altura em que o Governo já avançou que, sem as receitas extraordinárias, as metas do défice deste ano são ultrapassadas em 1,1%, refere o jornal.

O espanhol "El Pais" titula, por sua vez, "Governo português anuncia subida do IRS". O jornal lembra que o novo pacote de medidas anunciado pelo ministro das Finanças português vem substituir a proposta de redução de salários que motivou uma forte contestação social no país.

O "El Mundo" destaca a convocação de uma greve geral em Portugal para dia 14 de novembro, depois do anúncio de "uma subida generalizada de impostos".

O económico espanhol "Cinco Dias" diz que "o Governo luso apresentou medidas alternativas à baixa de salários".

Já o "Wall Street Journal" refere que Portugal renovou as medidas de austeridade para ajudar a reduzir o défice orçamental, através da subida dos impostos e depois da contestação popular ter forçado o Governo a recuar de uma proposta anterior sobre as mexidas dos impostos sobre os salários.

Imobusiness