Sociedade

Jovem jornalista premiado pede ao PR que ajude a "minimizar" cortes na RTP e Lusa

Jovem jornalista premiado pede ao PR que ajude a "minimizar" cortes na RTP e Lusa

O jornalista Alexandre Soares, distinguido esta quinta-feira com o prémio revelação do Clube de Jornalistas, pediu ao Presidente da República, presente na cerimónia, que ajude "a minimizar" os cortes no serviço público de comunicação social da RTP e Lusa.

"Senhor Presidente, sei que um dia, mais tarde ou mais cedo, vai haver uma solução para tudo isto, um engenheiro numa grande multinacional de Silicon Valley ou um jovem universitário em Lisboa vai descobrir um novo modelo de financiamento para o jornalismo, mas até lá não podemos arriscar, e é isso que lhe quero pedir: Não vamos deixar que decisões que são políticas alienem milhões de pessoas do seu direito à informação", afirmou o jornalista 'freelancer'.

Num discurso essencialmente dirigido ao Presidente da República, Alexandre Soares, premiado por um trabalho sobre a participação de um emigrante madeirense nos Estados Unidos na II Guerra Mundial, começou por relatar a história dos seus colegas de turma no curso de jornalismo, em 2005, considerados "muitos bons" pelos professores e que conseguiram emprego quase imediatamente.

No entanto, referiu o jornalista açoriano, muitos deles foram obrigados a emigrar e estão hoje a trabalhar em vários pontos do mundo.

Alexandre Soares alertou depois para os cortes previstos para a RTP e para a agência Lusa e para as zonas do país que "vão desaparecer do panorama mediático nacional" com uma eventual ausência de cobertura.

"Os órgãos de comunicação privados não têm uma rede de correspondentes como a Lusa ou a RTP", afirmou o jovem jornalista.

No final, Alexandre Soares deixou um apelo a Cavaco Silva: "Senhor Presidente, eu acredito que tem o dever, a vontade e o poder para minimizar algumas destas situações, e é por isso que gostava de lhe dirigir estas palavras e pedir-lhe, por favor, que se junte a nós".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG