Sociedade

"Monopólio" salta do tabuleiro para a televisão

"Monopólio" salta do tabuleiro para a televisão

Criado em 1935 por Charles Darrow, e depois de há dois anos ter sido colocada à venda uma versão para smartphones e tablets, o jogo de tabuleiro Monopólio prepara-se agora para dar origem a um programa de televisão, nos Estados Unidos, ainda sem canal definido.

Monopoly Millionaires" Club é o nome do formato, que terá periodicidade semanal. Criado pela Scientific Games Corporation e a New York Lottery, lotaria estatal dos EUA, este programa servirá também para promover uma nova lotaria norte-americana, a Monopoly Millionaires Club.

Este é, de resto, um "formato inovador", como anuncia a Scientific Games Corporation em comunicado. "A combinação de um prémio multiestatal de lotaria com um programa de televisão é inédita nas indústrias de lotaria e televisão", pode ler-se numa nota enviada às redações. Semanalmente, estarão em jogo 2,5 milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros). O programa vai ser feito num estúdio em Las Vegas e terá pessoas a assistir ao vivo. Entre o público estão os concorrentes, que são escolhidos entre os vencedores desta nova lotaria, que estará disponível a partir de 19 de outubro. Os sorteios arrancam a 24 de outubro, mas o programa só se estreia no início de 2015.

Para além de estarem habilitados a ganhar o prémio televisivo, os vencedores, que terão de registar os seus bilhetes online para poderem estar a sorteio, ganham ainda uma viagem de cinco dias até Las Vegas para a gravação do programa.

Na condução de Monopoly Millionaires" Club estará o comediante Billy Gardell, que protagoniza a série Mike & Molly, ao lado da atriz Melissa McCarthy. "Eu adoro o Monopólio! Jogo este jogo com os meus amigos e familiares desde 1979", começou por dizer o apresentador à imprensa norte-americana, acrescentando: "Apresentar um grande game show é uma responsabilidade enorme para mim. Sempre tive a condução de um game show como um dos meus objetivos e ter a oportunidade de fazer parte da equipa de Monopoly Milionaires" Club é uma verdadeira honra. É um jogo icónico que todos conhecem e eu quero ver as pessoas a ganharem milhões de dólares", disse, entusiasmado.

Também o presidente da Scientific Games Corporation fez questão de explicar esta aposta no comediante: "O Billy tem um talento cómico incrível e é também um grande fã de jogos e do Monopólio em particular. Sabemos que ele é a escolha ideal para nos ajudar a introduzir este novo game show aos americanos e ajudar a criar muitos milionários", disse ainda Steve Saferin.

O formato é inspirado no canadiano Lotto Max e esta nova lotaria, acreditam os responsáveis, deverá render mais de 34 milhões de dólares anuais destinados à educação.