Sociedade

Marcelo e Sócrates são notícia em Espanha

Marcelo e Sócrates são notícia em Espanha

O jornal espanhol "El País" destaca, esta semana, o fenómeno de audiências dos espaços de comentário político na televisão portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa e José Sócrates foram os alvos de análise.

A publicação espanhola faz referência a esta tendência televisiva em Portugal precisamente por ser uma realidade pouco conhecida em Espanha.

"Contrariamente às típicas tertúlias povoadas por políticos e jornalistas espanhóis, em Portugal dá-se um fenómeno televisivo próprio: um solitário comentador político famoso, colocado em horas de elevadas audiências, com especial relevância na vida social e em forte competição com outros comentadores igualmente conhecidos", pode no El País.

O jornal destacou o contributo de Marcelo Rebelo de Sousa no Jornal das 8, da TVI, e o facto de ele ser um forte candidato às eleições presidenciais de 2015. Quanto a José Sócrates, foi analisado o seu desempenho no Telejornal, da RTP1, e o facto de ele ser ex- primeiro ministro.

As audiências foram outra questão de revelo nesta análise. A publicação espanhola referiu que, apesar estas as duas figuras políticas estarem em constante disputa pela atenção do público, Marcelo continua a liderar a batalha, arrecadando cerca de 1 milhão e 500 mil espectadores todos os domingos, mais do dobro de Sócrates.