Sociedade

Prémio Gazeta de Mérito para Germano Silva

Prémio Gazeta de Mérito para Germano Silva

Foram anunciados esta segunda-feira os prémios Gazeta do Clube de Jornalistas, de Lisboa, nomeadamente o Prémio Gazeta de Mérito, atribuído a Germano Silva, jornalista do JN há mais de 50 anos, sendo ainda colaborador e autor da rubrica "À descoberta pelo Porto", na nossa edição em papel e online.

Foi com natural satisfação que Germano Silva recebeu a notícia da atribuição do prémio. Segundo confessou "um prémio é uma distinção e, portanto, o reconhecimento dum trabalho que tenho realizado ao longo de quase 60 anos de profissão".

Revelou, no entanto, que não deixou de "pensar nos mestres, chefes de redação, num tempo em que não havia escolas de jornalismo. Foram eles que me prepararam e me deram a formação que me havia de transformar no jornalista que fui e que sou. Lembrei-me, por isso, dos chefes António Brochado e Manuel Ramos".

Acentuando, por outro lado, as grandes diferenças do jornalismo atual, Germano Silva realçou a existência "dos mestres de agora, das novas gerações que me têm ajudado a adaptar às novas tecnologias. Hoje trabalho no JN online e sinto-me bem, acho que há uma aproximação mais estreita com o leitor. É uma experiência muito agradável ".

Além de Germano Silva, foram ainda distinguidos com os prémios "Gazeta", José António Cerejo (imprensa), Rita Colaço (rádio), Cândida Pinto, João Nuno Assunção e Jorge Pelicano (televisão), Bruno Castanheira (fotografia), Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques (multimédia) e o prémio Imprensa Regional coube ao "Folha de Montemor-o-Novo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG