mau tempo

Passageiros evacuados do Aeroporto de Faro devido ao mau tempo

Passageiros evacuados do Aeroporto de Faro devido ao mau tempo

A aerogare do Aeroporto de Faro foi evacuada, por precaução, devido às previsões de agravamento do estado do tempo, para esta quarta-feira à tarde, e aos danos causados pelo temporal de segunda-feira.

Os passageiros começaram a ser evacuados, cerca das 11.30 horas. A "sala de espera" para os respectivos voos é agora um parque de estacionamento, no exterior, de onde são transportados, de autocarro, até às instalações do aeroporto para fazer o 'check-in' e controlo de segurança em salas designadas para o efeito.

As autoridades do aeroporto de Faro garantem condições mínimas de segurança para continuar em funcionamento, nomeadamente no rastreio dos passageiros e bagagem.

Do movimento habitual de 24 voos/hora, o aeroporto de Faro está a fazer 12 voos/hora (seis partidas e seis chegadas), pelo que haverá atrasos em relação aos horários previstos.

Segundo a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, em causa está a parte da estrutura do aeroporto que ficou danificada na madrugada de segunda-feira e que está ainda a ser reparada.

Em comunicado, a empresa avança que a evacuação foi decidida na sequência da avaliação das condições de segurança do aeroporto "face às previsões meteorológicas para hoje nesta cidade, que prevêem rajadas de vento na ordem dos 65 a 100 quilómetros/hora", mas informa que os voos previstos irão realizar-se.

Uma parte significativa da cobertura da aerogare, a zona dos rent-a-car e a torre de controlo do aeroporto de Faro ficaram destruídas ou severamente danificadas na sequência do mau tempo registado na segunda-feira de madrugada.