calor

Recorde de temperatura foi de 47,4º em 2003 na Amareleja

Recorde de temperatura foi de 47,4º em 2003 na Amareleja

A temperatura mais elevada de sempre em Portugal foi de 47,4º e registou-se em 2003 na Amareleja, concelho de Moura. Ontem, segunda-feira, Setúbal e Santarém foram as cidades mais quentes.

No dia 1 de Agosto do Verão de 2003 a Amareleja registou o maior valor de sempre da temperatura máxima (47,5º), bem como o maior valor de temperatura média, que foi de 37,1º.

Os dados divulgados hoje, terça-feira, pelo Instituto de Meteorologia (IM) sobre as temperaturas registadas segunda-feira em Portugal mostram que Setúbal foi a cidade mais quente, com 41,2º, seguida de Santarém, com 40,9º.

Lisboa registou uma máxima de 39º, que representa um acréscimo de 10º em relação à média das temperaturas máximas que se regista em Julho, segundo os valores "normais climatológicos" medidos entre 1971 e 2000.

"A influência de uma corrente de Leste que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e seco, reflectiu-se nos valores de temperatura máxima observados dia 26 de Julho, em praticamente todo o território continental", refere o IM em comunicado.

Contudo, o IM diz ser ainda prematuro indicar qual foi o dia mais quente do ano, preferindo aguardar pelo final do mês para estabelecer esse valor.

Aliás, entre os dias 6 e 7 de Julho, Portugal atravessou também um período de temperaturas muito elevadas.

A cidade com temperaturas mais amenas sentidas segunda-feira foi Faro, com 29,1º, seguida de Bragança com 32,8º.