O Jogo ao Vivo

Sociedade

Rede elétrica deve estar normalizada ao final deste domingo

Rede elétrica deve estar normalizada ao final deste domingo

A EDP Distribuição mantém, este domingo, cerca de mil pessoas no terreno a trabalhar na recuperação da rede elétrica e prevê que a rede de alta e média tensão esteja normalizada até ao final do dia.

Em comunicado, a EDP Distribuição afirma que os fortes ventos de sábado danificaram condutores numa extensão de 11 000 quilómetros da rede de alta e média tensão.

Esses condutores danificados colocaram fora de serviço "cerca de 400 saídas e 20 subestações entretanto já ligadas", lê-se no documento.

Os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Santarém foram os mais atingidos e "são neles que estão concentrados os maiores esforços".

A EDP Distribuição mantém no terreno toda a estrutura operacional (cerca de 1000 colaboradores apoiados em 400 viaturas), que desde a madrugada de sábado procede aos trabalhos de recuperação da rede elétrica.

Segundo a empresa, a "larga maioria dos danos surgiram em consequência de árvores de grande porte derrubadas sobre as linhas".

"A sua remoção tem sido tarefa difícil uma vez que os caminhos estão obstruídos e, por isso, obrigam a utilização de meios especiais, operação que tem sido efetuada junto com as equipas da Proteção Civil e dos Bombeiros", refere.

PUB

A EDP Distribuição afirma que só este domingo de manhã houve condições meteorológicas para uma vistoria completa às linhas com recurso a helicóptero e que é decisiva para o trabalho a desenvolver nas próximas horas.

A empresa admite que continua com "alguns problemas nos sistemas de comunicação que dificultam as manobras de telecomando da rede elétrica e a comunicação entre as equipas".

No comunicado, a EDP Distribuição alerta ainda todas as pessoas para "por razões de segurança, não tocarem em quaisquer linhas caídas no solo, comunicando estas situações à proteção civil, bombeiros ou às equipas [da EDP] no terreno".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG