Sociedade

Regeneração óssea vale prémio a jovem empreendendora

Regeneração óssea vale prémio a jovem empreendendora

O 12.º Prémio do Jovem Empreendedor, promovido pela ANJE com o apoio do IEFP, foi hoje entregue pelo Presidente da República à fundadora e CEO da startup de biotecnologia Medbone, "uma referência" na área da regeneração óssea.

A cerimónia de entrega do 12.º Prémio do Jovem Empreendedor, no valor de 20 mil euros, decorreu hoje à noite, num jantar na Alfândega do Porto que encerrou o primeiro dia da sexta jornada do Roteiro para a Juventude, promovido pela Presidência da República.

Este ano, concorreram ao prémio 186 projetos, tendo chegado à fase final seis startups, com a escolha final do júri - presidido pelo presidente da COTEC, Daniel Bessa - a recair sobre Cláudia Ranito, fundadora e CEO da startup de biotecnologia Medbone - Medical Devices, empresa que se dedica à produção de substitutos ósseos para cirurgia ortopédica, dentária e veterinária.

"Os produtos fabricados por esta inovadora startup têm propriedades semelhantes às do osso natural, possibilitando melhor qualidade de vida aos pacientes. Espanha, Dinamarca, Polónia, Kuwait, Camboja, Hong Kong, Colômbia, África do Sul e Moçambique já utilizam os substitutos ósseos desenvolvidos pela Medbone, empresa criada em 2008 e que é já uma referência, em Portugal, na área da regeneração óssea", pode ler-se no comunicado da ANJE.

Cláudia Ranito, licenciada e com mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Nova de Lisboa, tem já dez anos de experiência em biomateriais, tendo já recebido diversos prémios de mérito e publicado artigos científicos da especialidade.

O prémio - criado em 1998 com o objetivo de distinguir e valorizar empresas em fase de criação e/ou expansão de negócios - é no valor de 20 mil euros, garantindo ainda o acesso a instrumentos de incentivo financeiro e infraestrutural, através das iniciativas ANJE Ninhos de Empresas, Centros de Incubação e Programas de Apoio a Jovens Empresários.

Recorde-se que na primeira edição, o Prémio do Jovem Empreendedor foi entregue à Critical Software, "hoje uma referência mundial no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação".

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG