O Jogo ao Vivo

aviação

Bruxelas vai rever monitorização de passageiros de países com ébola

Bruxelas vai rever monitorização de passageiros de países com ébola

Os ministros da Saúde da União Europeia decidiram lançar uma revisão imediata da monitorização dos passageiros com origem nos países atingidos pelo ébola na África Ocidental, anunciou o comissário europeu da Saúde, Tonio Borg.

A Comissão Europeia "vai lançar imediatamente uma auditoria dos sistemas de monitorização à saída dos países afetados para verificar a sua eficácia e reforçá-los, se necessário", disse Tonio Borg aos jornalistas, no final de um encontro em Bruxelas.

O trabalho, que incidirá sobre a Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, países mais afetados pela epidemia, será realizado em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os ministros também concordaram em coordenar medidas nos pontos de entrada dos 28 Estados-membros da União Europeia, apesar de qualquer decisão sobre a monitorização do vírus caber a cada país.

Os membros deverão "coordenar medidas nacionais" nos pontos de entrada no espaço comunitário, como protocolos e procedimentos comuns quanto a questionários aos passageiros.

Segundo responsáveis comunitários, 21 ministros da Saúde participaram na reunião.

O surto da febre hemorrágica provocou a morte, até agora, de quase 4500 pessoas, a maioria na África Ocidental.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG