obesidade

Descoberto novo tipo de gordura que faz emagrecer

Descoberto novo tipo de gordura que faz emagrecer

Foi descoberto um novo tipo de gordura boa que surge sobre a gordura má e faz emagrecer mais depressa. O segredo está na sensibilidade desta gordura, que só se desenvolve numa fase adulta do ser humano.

Um estudo norte-americano desenvolvido pelo Dana-Farber Cancer Institute e publicado na revista científica "Cell", indica que há um novo tipo de gordura boa - a gordura beige -, que surge diretamente sobre a gordura má - a gordura branca -, e faz emagrecer mais depressa. O segredo da eficácia desta gordura está no facto de ser mais sensível que o outro tipo de gordura boa - a gordura castanha -, que também faz emagrecer.

Em 2009 descobriu-se que existia gordura castanha não só nos bebés mas também em pessoas adultas e, nos últimos anos, as investigações a este tipo de gordura têm sido exaustivas. Assim, um grupo de investigadores norte-americanos descobriu agora que existe a gordura beige que, a par da castanha, queima a gordura branca indesejável mas de uma forma mais rápida.

Esta nova gordura só surge na idade adulta e diretamente sobre a gordura branca. Como a gordura beige é mais sensível que a castanha, inicia a sua atividade com mais facilidade quando exposta a determinados estímulos como o frio ou algumas hormonas.

Deste modo, a atividade adelgaçante da gordura beige entra em funcionamento mais depressa e, por isto mesmo, Francesc Villarroya, professor universitário da Universidade de Barcelona, admite que esta "tem muito mais interesse como objetivo terapêutico para combater a obesidade".

Como a exposição ao frio não é uma opção plausível para ativar o funcionamento da gordura beige, os especialistas estudam, agora, as hormonas que têm a possibilidade o fazer. A investigação vai concentrar-se na procura de um fármaco que estimule a gordura beige.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG