Enfermeiros

Enfermeiros vão fazer vigília pela "dignidade da profissão"

Enfermeiros vão fazer vigília pela "dignidade da profissão"

Uma vigília em frente ao Ministério da Saúde, pela "dignidade da profissão", na próxima sexta-feira, e a exigência de uma reunião com o ministro da Saúde foram ações decididas durante uma reunião do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

A reunião teve como objetivo a tomada de medidas face à subcontratação de enfermeiros para centros de saúde e hospitais, que resulta num pagamento inferior a quatro euros por hora a estes profissionais de saúde.

Na terça-feira, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) solicitou uma reunião urgente com o ministro da Saúde, Paulo Macedo, mas o pedido ainda não obteve resposta, segundo disse à Lusa a dirigente sindical Guadalupe Simões.

PUB

Face a esta ausência de resposta, o presidente do SEP vai, esta quarta-feira, ao Ministério da Saúde exigir que Paulo Macedo receba a organização sindical. "Não percebemos como é que, face à gravidade da situação, o ministro da Saúde ainda não tenha recebido o SEP", adiantou.

O SEP agendou para sexta-feira uma vigília em frente ao Ministério da Saúde, para a qual apelam à participação de todos os enfermeiros, uma vez que se irá realizar "em torno da dignidade da profissão".

No encontro de hoje, os sindicalistas decidiram ainda solicitar uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública sobre este tema.

Na terça-feira, o SEP pediu para ser recebido pelos grupos parlamentares.

O concurso para a contratação de enfermeiros levou o Ministério da Saúde a pedir a intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para verificar a regularidade do processo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG