Sociedade

Hospital de S. João novamente em primeiro no "ranking" hospitalar

Hospital de S. João novamente em primeiro no "ranking" hospitalar

A mais recente avaliação do desempenho dos hospitais públicos portugueses coloca o "São João", do Porto, na liderança do "ranking" pelo terceiro ano consecutivo, um mérito que a diretora clínica partilha com os profissionais da unidade.

"A classificação demonstra, antes de mais, a qualidade dos nossos profissionais", reagiu Margarida Tavares, em declarações à agência Lusa.

Numa avaliação da Escola Nacional de Saúde Pública, o Centro Hospitalar de S. João surge também na liderança em sete de um total de 17 agrupamentos de doenças: cardíacas e vasculares; digestivas; endócrinas e metabólicas; infeciosas; pediátricas; da pele e tecido celular subcutâneo; e, por fim, do sangue e dos órgãos linfáticos e hematopoiéticos.

Margarida Tavares sublinhou que esta é pelo menos a quinta vez, e a terceira consecutiva, que o hospital de que é diretora clínica consegue o primeiro lugar.

"Estes resultados juntam-se a outros indicadores que nos colocam entre os melhores da Península Ibérica", acrescentou.

O estudo avalia o desempenho dos hospitais públicos em Portugal Continental em dois aspetos: internamento hospitalar e efetividade/qualidade dos cuidados prestados.

O Centro Hospitalar de S. João lidera o ranking da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), divulgado hoje na imprensa, pelo terceiro ano consecutivo, sendo apontado como o melhor no que respeita à doença coronária, doença pulmonar e obstrutiva crónica e diabetes.

Em segundo lugar, este ano, está o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, uma referência no tratamento do cancro do pulmão, do cólon e do reto, insuficiência cardíaca e transplantes.

O Centro Hospitalar de Lisboa Norte (hospitais de Santa Maria e Pulido Valente) aparece no terceiro lugar do ranking do estudo da ENSP, que é realizado pela sétima vez.

O Centro Hospitalar Universidade de Coimbra ocupa o quarto lugar do "ranking" seguido do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal. No sexto lugar surge o Centro Hospitalar de Lisboa Central e no sétimo a ULS de Matosinhos. O Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã) ocupa o oitavo posto. Os últimos lugares do "top" dez pertencem ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, respetivamente.

Outras Notícias