Sociedade

Hospital de Santo António é o melhor do país

Hospital de Santo António é o melhor do país

O Hospital de Santo António (Centro Hospitalar do Porto) é o melhor entre os grandes hospitais públicos portugueses, de acordo com um ranking divulgado esta terça-feira. Nas outras categorias, foram premiados os hospitais de Santa Maria Maior (Barcelos), Espírito Santo (Évora), o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Quinze unidades do Serviço Nacional de Saúde estavam nomeados para o Top 5 dos hospitais portugueses. Para cada categoria (em função da dimensão, variedade e complexidade da casuística) estavam nomeados três candidatos e foi apurado um vencedor. O ranking foi elaborado Ipela ASIST, uma empresa multinacional de origem espanhola que se dedica a estudos de "benchmarking" para organizações prestadoras de cuidados de saúde, sendo que a adesão dos hospitais era voluntária.

No grupo dos grandes hospitais (grupo E), estavam nomeados os centros hospitalares do Porto, de S. João e de Lisboa Central. O Centro Hospitalar do Porto (que integra os hospitais de Santo António e Joaquim Urbano e o Centro Materno-Infantil) foi considerado o melhor. Com 34 mil internamentos e 630 mil consultas por ano, é uma das maiores unidades hospitalares do país, com elevado nível de diferenciação ao nível da cirurgia de ambulatório, transplantação e neurociências.

Entre os hospitais de nível B, o de Barcelos foi premiado, suplantando os Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que também estavam nomeados.

Na grupo C, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga ficou em primeiro lugar, seguido do Hospital Beatriz Ângelo e do Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa.

O Hospital do Espírito Santo (Évora) foi distinguido no grupo D, onde também estavam nomeados os hospitais de Braga e Garcia de Orta (Almada).

Neste ranking, havia também uma categoria para as unidades locais de saúde (que integram hospitais e cuidados de saúde primários). A ULS do Litoral Alentejano foi considerada a melhor, num cluster em que estavam também nomeadas as ULS do Alto Minho e de Matosinhos.

Para o Top 5-2014 foi avaliado o desempenho de 2013, razão por que "não são adequadas análises de sustentabilidade ou de desempenho de médio e longo prazos", segundo a empresa. Foi a primeira vez que a IASIST elaborou um ranking de hospitais portugueses. Na cerimónia, esteve presente o ministro da Saúde, Paulo Macedo.