Sociedade

Prémio Nacional de Saúde 2013 coube a Lévi Guerra

Prémio Nacional de Saúde 2013 coube a Lévi Guerra

O Prémio Nacional de Saúde 2013 foi atribuído ao professor Levi Eugénio Ribeiro Guerra, nomeadamente pelo papel na divulgação da diálise renal no norte e centro de Portugal, foi anunciado esta sexta-feira.

O júri considerou tratar-se "de uma personalidade que contribuiu inequivocamente para ganhos em saúde, ao ter um papel fundador e divulgador da diálise renal nas regiões do norte e centro do País", diz um comunicado da Direção-Geral da Saúde.

Levi Eugénio Ribeiro Guerra nasceu em Águeda em 1930 e licenciou-se em Medicina. Foi diretor do Hospital de S. João, no Porto, entre outros cargos de direção, e em 1968 começou o programa de hemodiálises em doentes renais crónicos terminais no norte do país (Hospital de Santo António), onde criou o Serviço de Nefrologia.

É membro de diversas sociedades científicas e associações não médicas e de diversos corpos editoriais de revistas nacionais e estrangeiras, diz o comunicado da Direção-Geral de Saúde.

O Prémio Nacional de Saúde do Ministério da Saúde visa distinguir, anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em Saúde ou para o prestígio das organizações do setor, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

O júri foi constituído pelos bastonários da Ordem dos Médicos, dos Enfermeiros e dos Farmacêuticos, e pelo diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.