ébola

Surto epidémico de ébola regista 961 casos mortais

Surto epidémico de ébola regista 961 casos mortais

A Organização Mundial de Saúde anunciou esta sexta-feira mais 29 mortes causadas pelo Ébola nos últimos dias na África Ocidental, elevando para 961 as vítimas deste surto epidémico, o mais grave desde a descoberta da doença há quase 40 anos.

Na Guiné-Conacri, onde o surto surgiu em março deste ano, registaram-se quatro mortes nas últimas 48 horas, uma na Nigéria, 12 na Libéria e outras 12 na Serra Leoa.

Nestes quatro países, os casos de doentes confirmados, prováveis e suspeitos de Ébola somam 1.779, indicou a OMS.

O país mais afetado é agora a Serra Leoa, com 717 casos, seguido da Libéria, com 554, e da Guiné-Conacri, com 495.

Na Nigéria, cuja situação está a ser acompanhada de muito perto por instâncias sanitárias internacionais, há 13 casos.

A OMS declarou hoje o surto de Ébola nestes países uma "emergência pública sanitária de âmbito internacional" e pediu a todos os países com recursos e capacidade que ajudem a contê-lo.

Segundo a Comissão de Emergência da organização, que avaliou os argumentos científicos em que se baseia esta declaração de emergência, "as consequências possíveis de uma propagação internacional [da doença] são graves, dada a força do vírus".

A comissão da OMS está também preocupada com o facto de o vírus poder ter um padrão de contágio intenso dentro das comunidades, assim como nos estabelecimentos de saúde.

Este facto, juntamente com o de a Guiné-Conacri, a Libéria e a Serra Leoa terem sistemas sanitários considerados "muito débeis", aumenta o risco, segundo os especialistas.

Em Portugal, a Direção Geral de Saúde vai divulgar hoje à tarde uma posição concertada com os parceiros europeus sobre a declaração do estado de emergência mundial de saúde pública.

Os hospitais de referência definidos para atender estes casos são o Curry Cabral e o Dona Estefânia, em Lisboa, e o São João, no Porto.

O vírus do Ébola transmite-se por contacto direto com o sangue e outros fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG