Sociedade

Sismo com registo mais antigo em Portugal ocorreu no ano 63 antes de Cristo

Sismo com registo mais antigo em Portugal ocorreu no ano 63 antes de Cristo

O sismo mais antigo de que há registo em Portugal terá ocorrido no ano 63 antes de Cristo. Tanto quanto se sabe, afetou o que são hoje as costas portuguesas e da Galiza e terá provocado um enorme tsunami, com as populações a fugirem do litoral para o interior.

Em 382 há registos de outro grande sismo, com relatos de tsunami que fizeram desaparecer ilhas que havia ao largo do Algarve. Outro dos grandes abalos em Portugal teve lugar em 1356 (24 de agosto), com intensidade semelhante ao de 1755.

Mais recentemente, o último sismo sentido ocorreu em 17 de dezembro de 2009. Teve a magnitude de 6 graus na escala de Richter e o epicentro deu-se no mar, a 30 quilómetros de profundidade e a oeste de Gibraltar, cerca de 185 quilómetros a oeste de Faro e 264 quilómetros de Lisboa. Apesar da intensidade, não foram registados danos pessoais ou materiais.

Em 26 de fevereiro de 1969, foi igualmente registado um sismo na região de Lisboa, com uma magnitude estimada entre 6,5 e 7,5 graus na escala de Richter.

Os sismos com magnitude compreendida entre o 3 e os 3,5 graus são frequentemente sentidos, mas raramente causam danos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG