Sociedade

"Trânsito de Vénus" transmitido na Net

"Trânsito de Vénus" transmitido na Net

A NASA está, esta quarta-feira, a transmitir imagens em tempo real da passagem de Vénus diante do Sol, um fenómeno raro que só voltará a ocorrer dentro de 105 anos, devido à inclinação da órbita do planeta.

O "trânsito de Vénus" começou às 23.22 horas de terça-feira (hora de Portugal continental) e termina às 05.53 horas desta quarta-feira, sendo apenas observável nas Américas, Ásia e Oceânia.

Nas imagens, que, de tempos a tempos, a agência espacial norte-americana transmite no seu canal de TV na Internet, é possível ver um pontinho negro (Vénus) sobre um círculo maior (Sol).

A passagem de Vénus diante do Sol termina quando o pontinho negro deixar de ser visto sobre o círculo grande, cuja cor vai variando consoante os filtros colocados à frente do telescópio, explicou à agência Lusa o diretor do Centro Ciência Viva de Constância, Máximo Ferreira.

O astrónomo adiantou que a periodicidade do fenómeno, que volta a repetir-se dentro de 105 anos, em seguida oito anos e depois 125 anos, regressando aos oito anos, e assim por diante, se deve "à inclinação da órbita de Vénus". O planeta, habitualmente, passa por cima ou por baixo do Sol.

O "trânsito de Vénus", referiu, permitiu determinar, nas primeiras observações, a distância entre o astro e o "planeta azul", calculada em 150 milhões de quilómetros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG