Tabela Periódica

Três novos elementos químicos na Tabela Periódica

Três novos elementos químicos na Tabela Periódica

A Tabela Periódica irá incluir três novos elementos químicos que os alunos terão de memorizar. A aprovação foi feita numa conferência realizada no Instituto de Física, em Londres.

Os novos elementos 110, 111 e 112, respectivamente, darmstádio (Ds), roentgénio (Rg) e copernício (Cn), considerados como metais super-pesados, são muito instáveis e só podem ser criados em laboratório acabando por, rapidamente, se repartir em outros elementos.

Robert Kirby-Harris, secretário-geral da "International Union of Pure and Applied Physics" explica, em declarações ao "The Telegraph", que a designação dos novos elementos "foi acordada entre físicos de todo o mundo".

O nome copernício partiu do astrónomo prusso Nicolaus Copernicus, que sugeriu a teoria de que a Terra gira em torno do Sol.

O roentgénio foi, inicialmente, descoberto em 1994, quando uma equipa de cientistas alemães do Centro GSI Helmholtz criou três átomos deste elemento. A designação provém do físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, vencedor de um Prémio Nobel e pioneiro na produção e detecção de raios-x, em 1895.

O darmstádio foi descoberto, também em 1994, pelo mesmo grupo de cientistas, e o nome provém da cidade de Darmstadt, onde o Centro GSI Helmholtz está localizado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG