Sociedade

União Europeia vence prémio Nobel da Paz, diz televisão pública norueguesa

União Europeia vence prémio Nobel da Paz, diz televisão pública norueguesa

O prémio Nobel da Paz será atribuído este ano à União Europeia, noticiou esta sexta-feira a televisão pública norueguesa NRK.

No site Internet, a NRK afirma que recebeu a confirmação de que "a União Europeia será a laureada com o prémio Nobel da paz este ano".

A televisão pública, considerada geralmente bem informada, adianta que apesar de a União Europeia estar a ser atualmente abalada pela crise na zona euro, é reconhecido o seu contributo na pacificação de um continente que atravessou várias guerras ao longo da sua história.

O anúncio oficial do prémio Nobel da Paz 2012 está previsto para as 11 horas na Noruega (10 horas de Portugal Continental) e, a confirmar-se a distinção da União Europeia, surge numa altura que a unidade europeia está a ser posta à prova pela crise nos países da zona euro.

Na previsão, divulgada na noite de quinta-feira, a NRK sublinha que a União Europeia, um projeto concebido inicialmente para impedir o surgimento de novas guerras na Europa, contribuiu para estabilizar o continente.

A Noruega, país anfitrião do Nobel da Paz, não faz parte da UE.