Tendências

Turistas gastaram mais 10% no Porto e região Norte

Turistas gastaram mais 10% no Porto e região Norte

O gasto médio dos turistas que visitam o Porto e o norte de Portugal em lazer aumentou 10% no último verão, face ao anterior, para 693 euros, segundo um estudo do IPDT - Instituto de Turismo.

Elaborado em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o estudo aponta que, relativamente aos turistas que visitaram o país em negócios entre julho e setembro, o gasto médio foi de 488 euros, apenas mais cinco euros (cerca de 1%) do que em 2011.

A análise trimestral do perfil dos turistas que visitam a região revela ainda que, "à semelhança da tendência que se tem vindo a verificar nos últimos tempos", as companhias 'low cost' são as preferidas pelos que se deslocam "com o intuito específico de gozar férias".

A Ryanair destaca-se como a companhia aérea escolhida por 72,7% dos turistas em lazer, enquanto no segmento de negócios a TAP foi a eleita por três em cada quatro turistas que chegaram a Portugal.

De acordo com o inquérito, o principal motivo que trouxe os turistas ao Porto e norte de Portugal continuou, entre julho e setembro, a ser o lazer: 75% dos turistas viajaram para a região com o intuito de gozar férias.

França e Espanha destacaram-se como os principais mercados emissores de turistas no segmento de lazer, sendo que um em cada quatro turistas que visitaram a região em negócios eram de nacionalidade espanhola, seguindo-se Inglaterra e Itália.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG