
Excesso turístico é um dos problemas principais levantados pelo turismo em várias cidades europeias
Foto: Damien Meyer/AFP
Gerir o crescimento do turismo mundial através de ferramentas inovadoras e sustentáveis, como a inteligência artificial, que permitem regular os fluxos de visitantes para evitar a massificação. Foi esta a estratégia defendida por Shaikha Al Nowais, recém-nomeada secretária-geral da ONU Turismo, para controlar o crescimento desenfreado do setor, nomeadamente em algumas cidades da Europa.
Corpo do artigo
"Com inovação e tecnologia, podemos aplicar sistemas de gestão de multidões e orientar os viajantes para destinos emergentes, como os reconhecidos pelo programa Best Tourism Villages", afirmou Shaikha Al Nowais, numa alusão à iniciativa que promove o desenvolvimento rural como alternativa às grandes cidades.
A ONU Turismo adotou a "Declaração de Riade sobre o futuro do turismo", um compromisso dos Estados-membros para impulsionar projetos sustentáveis e equitativos.
O documento reconhece que os avanços tecnológicos, incluindo a inteligência artificial (IA), transformam o setor e oferecem oportunidades de crescimento, inovação e melhoria da experiência do visitante, mas também apresentam riscos de desigualdade entre países e regiões.
A Assembleia Geral, órgão supremo da ONU Turismo, realiza as suas sessões ordinárias a cada dois anos com a presença de delegados dos países membros e associados desta agência das Nações Unidas, bem como de representantes dos membros afiliados.
