Só em 1 de Julho de 2008, a 17 dias de Nelson Mandela completar 90 anos, os Estados Unidos da América retiraram o nome do estadista e do Congresso Nacional Africano (o partido de Nelson Mandela) da lista negra do Departamento de Estado dos EUA, na qual constam as pessoas e as organizações consideradas terroristas pelo Governo norte-americano.
Corpo do artigo
Nelson Mandela e o partido que liderava - African National Congress (ANC) - tinham sido colocados na lista norte-americana de terroristas pelo ex-presidente Ronald Reagan, na década de 1980.
Segundo o jornal britânico "The Telegraph", Nelson Mandela recebera, antes de o seu nome ser removido da lista, um documento formal dos EUA, informando-o de que ele não era um terrorista.
Em Abril de 2008, a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, incentivou o Senado dos EUA a remover as restrições impostas ao partido sul-africano ANC. Segundo Condoleezza Rice, esta questão deixava-a "embaraçada" perante o ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul.