Uma vez que estamos em tempos de crise, usar as abreviaturas pode ser também uma forma de poupar tinta, tempo e espaço, pois são palavras com menos letras do que as da sua grafia normal. Para serem abreviaturas devem eliminar-se, pelo menos, três letras da expressão original.
Corpo do artigo
Ora, a braquigrafia é a doutrina que estabelece os princípios a que devem obedecer as abreviaturas.
Por isso, há algumas orientações para o uso das mesmas.
Em primeiro lugar, nunca se deve começar uma frase por uma abreviatura.
Regra geral, para abreviar palavras deve escrever-se a primeira letra seguida de ponto (substantivo: s.), ou a primeira sílaba e a primeira letra da segunda sílaba (gramática: gram.). Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, deve escrever-se até à próxima consoante, inclusive (neologismo: neol.). Se a segunda sílaba começar com duas consoantes, as duas farão parte da abreviatura (decreto: decr.).
Por vezes, acrescenta-se, à primeira palavra monossilábica de uma expressão, a letra inicial da palavra seguinte (et caetera: etc).
Em síntese, usam-se as primeiras letras da palavra abreviada (preposição: prep.; sufixo: suf.) . Contudo, também se podem utilizar as últimas letras em expoente (Padre: P.e; Excelentíssimo: Ex.mo ou Exmo.).
Urge salientar que, nas abreviaturas, se deve utilizar sempre ponto de abreviatura e a flexão em género e número: (Sr. / Sra./ Srs. /Sras.; prof./prof.ª; vol./vols.). Contudo, também se pode duplicar a letra quando se quer indicar o plural (ex.: páginas: pp; autores: AA.).
Existem abreviaturas em que se usa a letra maiúscula obrigatoriamente (Dom /Dona: D.) e outras que são escritas com minúscula (nota: n.). Há expressões que utilizam a minúscula e a maiúscula (antes de Cristo: a.C).
Quando a palavra tem um acento gráfico na primeira sílaba, deve ser conservado: (página: pág.).
Na verdade, são muitas as regras que deveremos ter em conta para abreviar. Enquanto as decoramos, esqueçamos a crise que, esperemos nós, depressa há de passar!
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico
jn.acordoortografico@gmail.com