Exame de Língua Portuguesa - 9.º ano: estar preparado é fundamental (II)
O exame nacional de Língua Portuguesa está à porta. Se o vai realizar, leia com atenção os últimos conselhos.
Corpo do artigo
Tal como referimos na semana passada, o primeiro grupo do exame divide-se em três partes, designadamente parte A, B e C.
A parte B é consagrada a um texto literário, cujo objetivo é avaliar a capacidade de interpretação. Geralmente, devem ser dadas respostas restritas, devendo prestar particular atenção aos verbos instrucionais, pois são eles que identificam aquilo que é pedido na resposta.
Na parte C, avalia-se o conhecimento de uma das obras de leitura obrigatória do programa: "Os Lusíadas" de Luís de Camões ou um dos autos de Gil Vicente ("Auto da Barca do Inferno" ou "Auto da Índia").
Nesta resposta, que é extensa (normalmente de 70 a 120 palavras), urge ter em atenção a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), os erros ortográficos e o número mínimo e máximo de palavras. Todos estes fatores podem desvalorizar a resposta. É ainda muito importante seguir as instruções e ser claro e objetivo, não se dispersando em relação ao que é pedido.
O grupo II diz respeito ao conhecimento explícito da língua, isto é, à gramática. A tipologia das perguntas é diversificada e é muito importante copiar todas as respostas para a folha de exame.
O último grupo, III, tem como principal objetivo avaliar a capacidade de expressão escrita.
Fundamental: respeitar o tema que é pedido, desenvolvendo-o de forma coerente e coesa.
O texto deve ter uma estrutura tripartida: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os parágrafos devem ser marcados graficamente.
É também importante ter em atenção o número de palavras.
Por último, urge informar que não se deve escrever, em nenhuma parte, o nome, o nome da escola ou qualquer outro dado de identificação, pois isso pode significar a anulação da prova.
Reler tudo é essencial, assim como preencher o número de páginas e o número de folhas utilizadas.
O JN deseja a todos os alunos boa sorte e, em caso de dúvidas, poderão contactar-nos através do correio eletrónico jn.acordoortografico@gmail.com.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico
jn.acordoortografico@gmail.com