Livros para as férias: algumas sugestões para os mais novos - 1.º Ciclo
Às vezes, pergunto-me quem raio seria eu se, em vez de ter lido os livros que li, tivesse antes lido os que não li. Provavelmente cruzar-me-ia comigo mesmo na rua e não me reconheceria. Manuel António Pina
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O tempo de férias pode ser também o momento de usufruir do prazer da leitura e os livros que escolhemos são determinantes para a formação da nossa identidade.
Tendo por base a lista de obras indicadas nas metas curriculares de Português, apresentamos algumas sugestões que seguem o princípio da progressão entre os diferentes ciclos de aprendizagem, com vista a promover a educação literária.
Assim, no que diz respeito ao 1.º Ciclo, sugerimos para o 1.º ano os livros de António Torrado, "O Coelhinho Branco" ou "Vamos Contar um Segredo e Outras Histórias", ou ainda "Dez Dedos, Dez Segredos" de Maria Alberta Menéres.
Para o 2.º ano, recomendamos, por exemplo, os "Contos Populares Portugueses" de Adolfo Coelho, nomeadamente a "História da Carochinha", "O Rabo do Gato", "O Pinto Borrachudo" ou "O Príncipe com Orelhas de Burro". Sugerimos também "O Elefante Cor-de-rosa" de Luísa Dacosta ou, então, os poemas de Cecília Meireles in "Ou Isto ou Aquilo".
Apesar de, nesta fase, o papel de leitor ser assumido por um adulto, o contacto com o texto através da oralidade contribuirá para o desenvolvimento da criança no que se refere à compreensão e à capacidade de construir o sentido do texto. Deste modo nasce ainda o interesse e o gosto pela leitura que é fundamental na criação de laços entre o jovem e o livro.
Para o 3.º ano, sugerimos, por exemplo, o livro "O Senhor do seu Nariz e outras Histórias" de Álvaro Magalhães ou, então, os "Contos para a Infância" de Guerra Junqueiro.
Se a criança preferir a poesia, uma boa escolha é o livro de Matilde Rosa Araújo, "As Fadas Verdes" ou os "Poemas da Mentira e da Verdade" de Luísa Ducla Soares. A tradução de "As Aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi é igualmente uma ótima opção.
Uma vez que a progressão da leitura se faz em espiral, à medida que a criança cresce, torna-se cada vez mais autónoma na leitura. Assim, poderá assumir o papel de leitor, lendo para a família, de forma expressiva, os textos ou livros que escolheu, depois de se preparar devidamente.
Então, para o 4.º ano, recomendamos os "Contos de Andersen" (preferencialmente traduzidos por Silva Duarte) de Hans Christian Andersen.
Caso prefira a poesia, uma boa escolha é o livro "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana ou "Mistérios" de Matilde Rosa Araújo.
Um outro exercício do agrado das crianças é a dramatização de peças de teatro. Este tempo de férias é propício a esta atividade e para o efeito poder-se-á optar por "Teatro às Três Pancadas" de António Torrado.
Devemos, pois, tudo fazer para que as nossas crianças leiam e pratiquem intensivamente a leitura, tanto oral como silenciosa. Começar cedo é o melhor caminho e nas férias a melhor forma de ser feliz.
Na próxima semana, faremos algumas sugestões para o 2.º Ciclo.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico