Leia algumas das frases mais famosas ditas pelo líder sul-africano, Nelson Mandela, que morreu esta quinta-feira, aos 95 anos.
Corpo do artigo
Em 1964, no julgamento em que arriscou a pena de morte:
"Durante a minha vida me dediquei a esta luta dos povos africanos. Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Tenho acalentado o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas viverão juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer."
Em 1990, logo após ter sido libertado, depois de 27 anos na prisão.
"Saúdo-vos a todos em nome da paz, da democracia e da liberdade para todos. Estou aqui não como um profeta mas para humildemente vos servir a vós, o povo. Os vossos incansáveis e heróicos esforços tornaram isto possível. Por isso, entrego nas vossas mãos os dias que me restam."
Sobre o racismo, retirado da sua autobiografia.
"Ninguém nasce a odiar outra pessoa pela cor de sua pele, ou pelo seu passado, ou pela sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se eles podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto."
Sobre a liberdade, retirado da sua autobiografia
"Ser livre não é apenas libertarmo-nos das correntes que nos aprisionam, mas também viver de uma forma que respeite e valorize a liberdade dos outros."
Sobre a solidariedade
"Diz-se que ninguém conhece verdadeiramente uma nação até que tenha estado dentro das suas prisões. Uma nação não deve ser julgada pela forma como trata seus cidadãos mais elevados, mas como trata os mais rebaixados."
Sobre a morte, numa entrevista em 1996
"A morte é inevitável. Quando um homem fez aquilo que considera ser o seu dever para com o seu povo e o seu país, poderá descansar em paz. Eu acredito que fiz esse esforço e, por isso, irei dormir até à eternidade".
