É indiscutível o interesse da aprendizagem do Português por todo o Mundo.
Corpo do artigo
Esse interesse tem vindo a intensificar-se na China, cujas universidades lecionam a nossa língua, havendo cada vez mais alunos inscritos.
Assim, o Instituto Politécnico de Macau organizou um curso de verão para professores universitários chineses com o objectivo de desenvolver competências nas áreas da Didática da Língua, da Gramática, da Compreensão e Expressão Oral e Escrita e da Literatura e Cultura Portuguesas.
Esse curso ainda está a decorrer: iniciou-se no dia 29 de junho e termina no dia 11 de julho. Está a ser ministrado por professores que, tendo experiência na formação de docentes, se têm esforçado por partilhar conhecimentos e instrumentos essenciais ao ensino da Língua Portuguesa.
Urge realçar o empenho levado a cabo pelo Instituto Politécnico, na pessoa do seu presidente, o Professor Doutor Lei Heong Iok e do diretor, Professor Doutor Carlos Ascenso André, que, conscientes da necessidade de formação de professores, têm procurado dar conta das necessidades dos mesmos, percorrendo as universidades da China e estabelecendo protocolos com as mesmas.
Enquanto formadora e participante neste curso de verão, juntamente com os Professores Doutores Carlos André, Rosa Bizarro e Isabel Poço Lopes, considero que a melhor política de expansão da Língua Portuguesa passa por um ensino adequado e rigoroso, a partir das necessidades diagnosticadas.
Durante a primeira semana de lecionação, constatei o interesse que cerca a nossa língua, a riqueza que, partilhada, se multiplica por esse Mundo fora. E os formandos, professores, são o testemunho real desse crescimento global que se transforma num instrumento de comunicação inigualável entre povos tão diferentes.
Além do Instituto Politécnico de Macau, há outras entidades que têm desempenhado igualmente um papel fundamental no ensino da língua portuguesa e que, pela procura que tem registado, quer apostar na formação de professores.
Uma nota final: os alunos chineses trabalham incansavelmente, os professores ainda têm muito prestígio e são respeitados e as aulas são momentos de regozijo para todos aqueles que gostam de ensinar.
Em suma, ensinar Português na China é uma experiência inolvidável; é a união de povos que, tão distantes, ambicionam conhecer a língua de Camões.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico