As metas curriculares de Português do Ensino Secundário e a história da Literatura
As novas metas curriculares de Português do Ensino Secundário têm em conta a perspetiva diacrónica como base da Educação Literária.
Corpo do artigo
Sendo assim, urge fazer um resumo da história da literatura portuguesa, dividindo-a em três épocas distintas.
A primeira é a Época Medieval, que vai desde a descoberta do texto mais antigo por volta de 1200 até à terceira década do século XVI (1526/1527). Esta época subdivide-se em dois períodos: o período dos trovadores ou galaico-português, compreendendo a poesia trovadoresca, a prosa monástica e as novelas de cavalaria, e que vai do século XII até à segunda metade do século XVI; o período dos poetas palacianos e dos cronistas (Cancioneiro Geral de Garcia de Resende), que vai desde 1385 até 1526, ano em que Sá de Miranda regressa a Itália e traz o Classicismo.
A segunda é a Época Clássica: inicia-se em 1526/1527 e vai até 1826, ano da publicação do poema épico-narrativo "D. Branca", obra em que Almeida Garrett contesta o culto da "gentil religião" e das "ficções do paganismo". Esta época subdivide-se em três períodos: o Renascentista, até às primeiras décadas do século XVII, o Barroco (conceptismo-cultismo), que vai de 1580 a 1756, data da fundação da Arcádia Lusitana, e o período Neoclássico ou Escola Arcádica, entre 1756 e 1826, com a publicação do poema "D. Branca".
A terceira é a Época Moderna e começa por volta de 1826 até à atualidade. Esta pode dividir-se em três momentos: o primeiro, de 1826 a 1865, data da Questão Coimbrã, abrangendo o período do Romantismo e do Ultrarromantismo; o segundo, de 1865 a 1900, ano da morte de Eça de Queirós. Trata-se do período do Realismo, Naturalismo e Simbolismo, e o terceiro, desde 1900 até aos dias de hoje, definindo-se como a época do Neorrealismo.
Se, a partir do próximo ano letivo, os alunos do Ensino Secundário vão estudar a Literatura portuguesa ao longo dos tempos, é necessário que tenham em conta esta divisão, de modo a contextualizar as diferentes obras literárias.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico