Nem sempre é fácil motivar um filho ou um aluno para a escrita. Existem alguns obstáculos que impedem o gosto pelo ato de escrever.
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Assim, em primeiro lugar, é importante sensibilizar para a utilidade da linguagem escrita, dando exemplos do quotidiano. Mas, para se gostar de escrever, há que dominar a competência gramatical, discursiva e textual através da leitura e análise de textos escritos. Sendo assim, é preciso desenvolvê-la, exercitando e sistematizando regras de elaboração e de produção desses textos. Para isso, sugere-se a produção de textos, sob orientação e estipulação de critérios precisos, criando situações diversificadas, explícitas e funcionais.
Um outro instrumento de grande utilidade são as grelhas de autocorreção que permitem detetar algumas falhas. A socialização das produções textuais pode auxiliar a reparar o texto, através de contributos e de sugestões.
Finalmente, através da prática exaustiva dos procedimentos anteriores, talvez se consiga conduzir ao aperfeiçoamento e à autonomia na produção de texto escrito.
* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico