Cesário Verde canta o quotidiano da cidade de Lisboa e do campo que conheceu em Linda-a-Pastora.
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Assim, o contraste entre a cidade e o campo é um dos temas fundamentais da sua poesia que celebra o rústico e o natural, por oposição aos valores urbanos e industriais.
Por exemplo, no poema Num Bairro Moderno, começa por pintar a cidade de Lisboa, para depois nos apresentar a sua invasão simbólica pelo campo, com a vendedeira que, com a sua giga de frutas e legumes, lembra um retalho de horta aglomerada. Em O Sentimento de um Ocidental, a cidade surge opressiva, soturna, onde se reflete a dor humana, marcada pelo desejo campestre de libertação.
No entanto, é no poema Nós que melhor Cesário se revela apaixonado pelo campo, elogiando-o por oposição à cidade onde há um lívido flagelo, uma moléstia horrenda!
Em conclusão, o binómio cidade/campo é um dos temas primordiais na poesia de Cesário, onde escrever bem era ver bem.
* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa
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