Em primeiro lugar, urge distinguir a palavra "anexo" como substantivo e adjetivo. No primeiro caso, significa uma dependência contígua a outra, considerada principal - (ex.: o anexo da casa). No caso de se tratar de um adjetivo, significa que está "apenso", "junto", "ligado".
Corpo do artigo
Se pretendemos utilizar "anexo" com o mesmo sentido adverbial que usamos na frase "enviamos, junto" ou "vai, junto", não podemos escrever (*) "em anexo", pois também não escrevemos (*) "em junto".
Então como dar essa informação corretamente no texto da mensagem eletrónica?
Quando, a seguir à preposição "em", se pretende escrever um adjetivo, a preposição deve ser suprimida e o adjetivo deve ser substituído pelo advérbio de modo - mente.
Assim, o mais acertado será dizer: "enviamos juntamente/anexamente"; "vai, juntamente/anexamente".
Porém, se se escrever apenas o adjetivo, então com função adverbial, podemos escrever "enviamos, anexo", "vai, anexo".
Segundo Napoleão Mendes de Almeida, no seu Dicionário de Questões Vernáculas, "ao contrário de junto (que pode ser também advérbio, além de particípio passado irregular do verbo juntar), anexo é, tão-só, adjetivo"; deve, pois, concordar com o substantivo a que se refere: "Anexos encontrarão dois cheques", "Anexas vos envio duas relações", "Duas faturas anexas à carta".
(*) Frase agramatical
* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa
jn.acordoortografico@gmail.com