JN

Um Estado policial?

Publicado

, atualizado

 

Vêm-se acumulando nos tempos mais recentes sinais inquietantes de que, aproveitando o vazio de autoridade do MAI, a PSP está a tornar-se uma espécie de Estado (policial) dentro do Estado.

Depois da ilegal utilização de agentes provocadores infiltrados e do espancamento, que começa a ser rotineiro, de cidadãos que exercem o seu direito de manifestação ou de jornalistas que cumprem o seu direito-dever de informar, ainda há dias foi, não o ministro, mas um operacional da PSP quem veio ameaçadoramente anunciar "tolerância zero" no 25 de Abril, isto é, tolerância zero "com" o 25 de Abril.

Agora, a propósito da constituição como arguida de uma jovem do Movimento Sem Emprego que, com outros três desempregados, distribuía no Dia Mundial do Desempregado panfletos à porta de um Centro de Emprego de Lisboa, revelou a porta-voz da PSP que, para esta polícia, "duas pessoas já fazem uma manifestação". (Ora como, segundo a PSP, seriam oito, e não quatro, os activistas que distribuíram panfletos, terá havido à porta do Centro de Emprego, não uma, mas... quatro manifestações de duas pessoas).

A Constituição (art.º 45.º) determina que "os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização" e que "a todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação".

Mas parece que "a PSP não tem de justificar a sua actuação"...

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Dwayne Johnson e Irina Shayak em nova versão de "Hércules"

VER VÍDEO




Escalou montanha de tanga para pagar aposta no Brasil
Um adepto de futebol subiu a maior montanha do País de Gales usando apenas uma tanga depois ter perdido uma aposta sobre...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Paulo Lourenço/JN

Já abriu a praia no centro de Lisboa

Paulo Lourenço
A praia urbana em pleno centro de Lisboa está a funcionar desde as 10 da manhã desta sexta-feira, no Jardim do Torel, junto à Avenida da Liberdade.

   
 
Mais Notícias

Aposta na tecnologia para relançar vendas de novo Vito

Reis Pinto, enviado a Berlim
A Mercedes apresentou, em Berlim, o novo Vito (furgão e combi), que contempla versões inéditas de tração dianteira e 4X4, dois motores diesel (1.6 e 2.1), cinco níveis de potência, entre os 88 e os 190 cavalos, comprimentos entre os 4,85 e os 5,37 metros, e equipamento inédito no segmento, como iluminação inteligente por led"s ou o Crosswind Assist.

Protestos pela Palestina em Portugal

LPC
Porto e Lisboa juntaram-se, esta sexta-feira à tarde, ao protesto "Global Voice for Palestine" pelo fim da ocupação israelita na Palestina. No Porto, a marcha, que reuniu mais de uma centena de pessoas, terminou na Câmara de Comércio Luso-Israel, onde tinta vermelha foi arremessada contra a janela das instalações.

Alejandro Marque absolvido em caso de doping na Volta de 2013

Alejandro Marque, vencedor da Volta a Portugal de 2013, informou esta sexta-feira que foi ilibado pela Real Federação Espanhola de Ciclismo, que arquivou o seu processo por considerar que o uso de betametasona se deveu a fins terapêuticos.

Mais de 30 mil estudantes já se candidatam ao ensino superior

A Direção-Geral do Ensino Superior recebeu, até ao final de quinta-feira, e ao fim de 15 dias após a abertura do concurso de acesso ao ensino superior, mais de 31 mil candidaturas às vagas nas universidades e politécnicos.

Penas até 10 anos para 28 arguidos por dezenas de furtos

As Varas Criminais de Lisboa condenaram esta sexta-feira a penas entre um e dez anos de prisão 28 de 30 arguidos acusados de associação criminosa, furto qualificado, recetação e abuso de poder, incluindo dois polícias.

Alicia Keys vai ser mãe pela segunda vez

Carolina Morais
A cantora Alicia Keys anunciou que está grávida pela rede social Instagram. Este será o segundo filho da intérprete de "No One" com o produtor musical Swizz Beatz.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis Agosto - JN 300x100 (01-08 Agosto)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 22ºC
  • 14ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled