Um Estado policial?
30.04.2012
Manuel António Pina

Vêm-se acumulando nos tempos mais recentes sinais inquietantes de que, aproveitando o vazio de autoridade do MAI, a PSP está a tornar-se uma espécie de Estado (policial) dentro do Estado.

Depois da ilegal utilização de agentes provocadores infiltrados e do espancamento, que começa a ser rotineiro, de cidadãos que exercem o seu direito de manifestação ou de jornalistas que cumprem o seu direito-dever de informar, ainda há dias foi, não o ministro, mas um operacional da PSP quem veio ameaçadoramente anunciar "tolerância zero" no 25 de Abril, isto é, tolerância zero "com" o 25 de Abril.

Agora, a propósito da constituição como arguida de uma jovem do Movimento Sem Emprego que, com outros três desempregados, distribuía no Dia Mundial do Desempregado panfletos à porta de um Centro de Emprego de Lisboa, revelou a porta-voz da PSP que, para esta polícia, "duas pessoas já fazem uma manifestação". (Ora como, segundo a PSP, seriam oito, e não quatro, os activistas que distribuíram panfletos, terá havido à porta do Centro de Emprego, não uma, mas... quatro manifestações de duas pessoas).

A Constituição (art.º 45.º) determina que "os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização" e que "a todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação".

Mas parece que "a PSP não tem de justificar a sua actuação"...

ver todos os artigos do autor
 

Novo capítulo da série "The Hunger Games" chega aos ecrãs

VER VÍDEO




Buraco causado pelo abatimento no piso coberto de água da chuva
foto TIAGO PETINGA / LUSA

Acesso à Rotunda do Relógio sem previsão de reabertura

 
A saída da Segunda Circular para a Rotunda do Relógio, em Lisboa, perto do local onde o alcatrão abateu, na quarta-feira, originando um buraco, mantém-se encerrada e não há previsão de quando reabrirá.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 21-11-2014

Israel diz que anulou plano do Hamas para matar ministro

Os serviços de informações internos israelitas (Shin Beth) afirmaram que foram detidos três membros do movimento islamita palestiniano Hamas, suspeitos de preparação do assassínio do ministro dos Negócios Estrangeiros....

"Chicharito" solidariza-se com estudantes mexicanos desaparecidos

O futebolista mexicano do Real Madrid Javier "Chicharito" Hernández manifestou a sua solidariedade para com os 43 estudantes desaparecidos na cidade mexicana de Iguala.

PJ fez buscas a posto de trabalhado da Câmara de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa informou que a Polícia Judiciária realizou buscas, na quarta-feira, a "um posto de trabalho individual de um colaborador", sem especificar a pessoa em causa.

Sporting arranca na UEFA Futsal Cup com vitória moralizadora

O Sporting entrou da melhor maneira na UEFA Futsal Cup, que decorre até domingo em Odivelas, e venceu os belgas do Charleroi por 5-3, mostrando que vai discutir o apuramento com os espanhóis do Inter Movistar.

Ministra alerta que ainda há desafios a vencer no ajustamento

A ministra das Finanças afirmou que Portugal tem "duas opções" relativamente ao ajustamento, que podem passar pelo fim das restrições ou por reconhecer que ainda há desafios a vencer.

"Não pensei demitir-me", diz Portas sobre caso dos vistos

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou que não pensou demitir-se do cargo depois da investigação relacionada com a atribuição de vistos gold e da demissão de Miguel Macedo do Ministério da Administração Interna.

Pelo menos 45 mortos em atentado na Nigéria

Um atentado atribuído ao Boko Haram numa vila no nordeste da Nigéria assolada por uma insurreição de caráter islamita causou pelo menos 45 mortos, indicaram, esta quinta-feira, fontes oficiais.

Inspeção quer esclarecer caso de médicas a quem perguntaram se queriam engravidar

A Inspeção-geral das Atividades em Saúde abriu um processo de esclarecimento a propósito de denúncias de médicas que afirmaram que nos concursos de seleção para unidades públicas de saúde lhes perguntaram se pretendiam...

Maioria aprova manutenção do corte nas pensões mais altas

PSD e CDS-PP aprovaram, esta quinta-feira, a manutenção da aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade nas pensões mais altas e o congelamento destas prestações, medidas que contaram com a abstenção do PS.

Inquérito

Como avalia a escolha de Anabela Rodrigues para ministra da Administração Interna?

Boa

Dossiês

O caso BES
O caso BES
Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade
Português atual
Português atual

Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 JN (Limpeza) (19-21Nov)
 

Futebol

Vídeos da Liga
1ª Liga
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (25)
2 - V. Guimarães (23)
3 - FC Porto (22)
4 - Belenenses (20)
5 - Sp. Braga (18)
6 - P. Ferreira (18)
7 - Rio Ave (17)
8 - Sporting (17)
9 - Moreirense (13)
10 - Marítimo (12)
11 - V. Setúbal (11)
12 - Estoril (10)
13 - Boavista (10)
14 - Académica (8)
15 - Nacional (8)
16 - Arouca (8)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (3)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 13ºC
  • HOJE
  • 18ºC
  • 13ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled