Um Estado policial?
30.04.2012
Manuel António Pina

Vêm-se acumulando nos tempos mais recentes sinais inquietantes de que, aproveitando o vazio de autoridade do MAI, a PSP está a tornar-se uma espécie de Estado (policial) dentro do Estado.

Depois da ilegal utilização de agentes provocadores infiltrados e do espancamento, que começa a ser rotineiro, de cidadãos que exercem o seu direito de manifestação ou de jornalistas que cumprem o seu direito-dever de informar, ainda há dias foi, não o ministro, mas um operacional da PSP quem veio ameaçadoramente anunciar "tolerância zero" no 25 de Abril, isto é, tolerância zero "com" o 25 de Abril.

Agora, a propósito da constituição como arguida de uma jovem do Movimento Sem Emprego que, com outros três desempregados, distribuía no Dia Mundial do Desempregado panfletos à porta de um Centro de Emprego de Lisboa, revelou a porta-voz da PSP que, para esta polícia, "duas pessoas já fazem uma manifestação". (Ora como, segundo a PSP, seriam oito, e não quatro, os activistas que distribuíram panfletos, terá havido à porta do Centro de Emprego, não uma, mas... quatro manifestações de duas pessoas).

A Constituição (art.º 45.º) determina que "os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização" e que "a todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação".

Mas parece que "a PSP não tem de justificar a sua actuação"...

ver todos os artigos do autor
 

Apoiantes de Aécio e Dilma confiantes na vitória

VER VÍDEO




Acidente ocorreu na CRIL junto ao nó de acesso à A5
foto Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Três mortos e um ferido grave em despiste na CRIL

JN
Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, este sábado de madrugada, no despiste de uma viatura ligeira no acesso da CRIL à A5, sentido Algés-Buraca.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 26-10-2014

Presidente reeleito da Liga de Bombeiros Portugueses aponta prioridades

O reeleito presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros (LBP), Jaime Marta Soares, disse hoje que a aprovação da lei de financiamento dos corpos de bombeiros, a criação do cartão do bombeiro e a participação na concertação...

O pleonasmo

"De chapéu na cabeça, o homem desceu para baixo e fez-lhe uma surpresa inesperada. Encarou-a de frente e gritou-lhe alto que tinha a certeza absoluta que ela era uma pessoa humana e nunca decapitaria a cabeça a ninguém. A...

Pais desafiam ministro a impedir "redução do orçamento" para a educação

A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) desafioueste sábado, num encontro em Cascais, o ministro da Educação, Nuno Crato, a impedir uma "redução do orçamento" para o setor.

Três capacetes azuis feridos num ataque no Mali

Três capacetes azuis senegaleses da missão da Organização das Nações Unidas no Mali (Minusma) ficaram, este sábado, feridos num ataque perto de Kidal, no nordeste do país, pouco depois da visita dos ministros da Defesa francês...

Inquérito

O Orçamento de 2015 é eleitoralista?

Sim
Não

Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade
Português atual
Português atual

Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
JN Descontos Geral 300x100
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (19)
2 - V. Guimarães (17)
3 - FC Porto (15)
4 - Sporting (13)
5 - Marítimo (12)
6 - Rio Ave (11)
7 - Sp. Braga (11)
8 - P. Ferreira (11)
9 - Belenenses (11)
10 - V. Setúbal (8)
11 - Académica (7)
12 - Moreirense (7)
13 - Arouca (7)
14 - Boavista (7)
15 - Estoril (6)
16 - Nacional (5)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (2)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 29ºC
  • 14ºC
  • HOJE
  • 24ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled