JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Um Estado policial?

Publicado

, atualizado

 

Vêm-se acumulando nos tempos mais recentes sinais inquietantes de que, aproveitando o vazio de autoridade do MAI, a PSP está a tornar-se uma espécie de Estado (policial) dentro do Estado.

Depois da ilegal utilização de agentes provocadores infiltrados e do espancamento, que começa a ser rotineiro, de cidadãos que exercem o seu direito de manifestação ou de jornalistas que cumprem o seu direito-dever de informar, ainda há dias foi, não o ministro, mas um operacional da PSP quem veio ameaçadoramente anunciar "tolerância zero" no 25 de Abril, isto é, tolerância zero "com" o 25 de Abril.

Agora, a propósito da constituição como arguida de uma jovem do Movimento Sem Emprego que, com outros três desempregados, distribuía no Dia Mundial do Desempregado panfletos à porta de um Centro de Emprego de Lisboa, revelou a porta-voz da PSP que, para esta polícia, "duas pessoas já fazem uma manifestação". (Ora como, segundo a PSP, seriam oito, e não quatro, os activistas que distribuíram panfletos, terá havido à porta do Centro de Emprego, não uma, mas... quatro manifestações de duas pessoas).

A Constituição (art.º 45.º) determina que "os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização" e que "a todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação".

Mas parece que "a PSP não tem de justificar a sua actuação"...

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Um Sonho Certo - Uma História do Algarve

VER VÍDEO




Câmara no sutiã revela olhares indiscretos
Homens, mulheres, crianças e até um cão. Todos foram apanhados a olhar para o peito de mulher, num vídeo da Nestlé de alerta...

Fernando Santos é a melhor opção para a seleção nacional?

Sim
Não
 

 

Nova loja de bricolage atraiu centenas de pessoas a Canidelo

CARLA SOFIA LUZ
O Fojo já é um nó difícil de desatar para a maioria dos automobilistas que por lá passa. Ontem, a paciência teve de ser redobrada. A abertura da loja de bricolage BricoDepôt, e do restaurante McDonald"s no terreno da antiga fábrica de cerâmica do Fojo, em Canidelo (Gaia), gerou confusão no trânsito sem paralelo, atraindo centenas de curiosos e de clientes.

   
 
Mais Notícias

Cristiano Ronaldo preocupado com lesão sofrida frente ao Ludogorets

O português Cristiano Ronaldo mostrou-se, esta quarta-feira à noite, preocupado com a lesão sofrida na vitória do Real Madrid sobre o Ludogorets (2-1), da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

Conheça as principais medidas da reforma do IRS

A Comissão da Reforma do IRS insiste na extinção progressiva da sobretaxa de 3,5% a partir do próximo ano e recomenda que, depois disso, o Governo faça uma revisão dos escalões do imposto "tão cedo quanto possível.

Charlene do Mónaco está grávida de gémeos

M.R.
Após meses de especulação e de o pai da própria princesa ter adiantado a algumas publicações a informação, a revista espanhola "Hola!" avança que, para Charlene do Mónaco, a "alegria de ser mamã vai ser dupla". A princesa terá confirmado a gravidez de gémeos, que deverão nascer no final do ano.

Morreu o artista plástico Espiga Pinto

O artista plástico Espiga Pinto, de 74 anos, morreu esta quarta-feira à tarde na cidade do Porto, disse o seu filho, que remeteu para quinta-feira informações sobre as exéquias.

Estudantes fazem ultimato a chefe do executivo de Hong Kong

Estudantes de Hong Kong fizeram esta quarta-feira um ultimato ao chefe do executivo local, Leung Chun-ying, exigindo que se demita até quinta-feira, sob pena de ocuparem edifícios governamentais, excluindo serviços sociais ou de saúde.

Exposição de bustos de presidentes da República causa polémica

PCP, BE e PEV exigiram, esta quarta-feira, a suspensão de uma exposição de bustos dos presidentes da República patente no andar nobre da Assembleia da República por considerarem que branqueia o significado histórico e político do Estado Novo.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (16)
2 - FC Porto (12)
3 - Marítimo (12)
4 - Sp. Braga (11)
5 - V. Guimarães (11)
6 - Rio Ave (10)
7 - Sporting (10)
8 - Belenenses (10)
9 - P. Ferreira (8)
10 - Arouca (7)
11 - V. Setúbal (7)
12 - Boavista (7)
13 - Académica (6)
14 - Moreirense (6)
15 - Estoril (5)
16 - Nacional (4)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (1)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 27ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 17ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled