Instituto brasileiro e Politécnico de Bragança vão ministrar curso conjunto à distância
O Instituto Federal de Rio Grande do Sul e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e vão ministrar um curso conjunto através das novas tecnologias para formar professores do ensino básico.
Corpo do artigo
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Federal de Rio Grande do Sul, no Brasil, vão ministrar um curso conjunto através das novas tecnologias para formar professores do ensino básico.
A perspetiva é que este curso à distância abra em setembro de 2012 com cerca de 120 alunos que obterão um diploma de professores com dupla titulação, segundo explicou hoje o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira.
O curso será reconhecido em ambos os países e, além de "virtual", implicará também a movimentação de professores e alunos entre os dois países.
"Naturalmente, o ensino à distância também tem uma parte presencial e, portanto, prevê também a deslocação de alguns professores de Portugal ao Brasil e a vinda de alguns alunos brasileiros a Bragança", afirmou.
Sobrinho Teixeira, que é também presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), sublinhou a importância da lusofonia como "uma missão e ao mesmo tempo um mercado de exportação do potencial do sistema de ensino politécnico português".
"Existe um potencial muito grande a este nível de podermos exportar o nosso sistema de ensino e ser um setor exportador nacional e fazer parte da diplomacia económica do Estado Português", considerou.
Este curso é um exemplo das oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação, um tema que está a ser discutido em Bragança na conferência ibérica ieTIC 2011 - Inovação na Educação com TIC.
A organização é da Escola Superior de Educação do IPB e, segundo o coordenador do departamento desta área, Victor Gonçalves, durante três dias, investigadores, professores e alunos vão discutir e refletir sobre as questões da inovação aplicada à "sala de aula".
O responsável descreveu o evento como "três em um", já que além das palestras com oradores que investigam na área e têm experiências inovadoras em contexto de sala de aula, decorrem em paralelo outros eventos abertos à comunidade local.
Na zona do castelo de Bragança pode ser visitada uma exposição com as mais recentes novidades comerciais do setor, ao mesmo tempo que decorrem "workshops" práticos, na Domus Municipalis, e uma "LeArN Party" que oferecerá aos visitantes a oportunidade de usufruir das novas tecnologias.
Este evento voltará a repetir-se em 2012 em Bragança e, em 2013, decorrerá na cidade espanhola de Salamanca.