O pianista alemão Konstantin Semilakovs foi o vencedor da 26.ª edição do Concurso Internacional de Música Cidade do Porto e apresenta-se hoje, na Casa da Música, às 18 horas, para interpretar o “Concerto n.º 4” de Beethoven.
Corpo do artigo
O segundo prémio foi conquistado pelo italiano Scipione Sangiovanni, enquanto na terceira e na quarta posições ficaram, respectivamente, as japonesas Kyoko Kaise e Madoka Fukami.
No espectáculo de hoje, também destinado à entrega dos prémios, Konstantin Semilakovs é acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto, tal como já havia sucedido com todos os concorrentes que passara à prova final. Na edição deste ano, apenas se apresentou a concurso uma pianista portuguesa.
No parque de Serralves
Também hoje, mas a partir das 18.30, a música no ténis do parque de Serralves é assegurada pelo duo Chris Corsano e Mick Flower e pelo artista sonoro, músico, poeta e performer Z’EV, que pela primeira vez se apresenta a solo em Portugal.
Chris Corsano é um dos mais requisitados percussionistas da improvisação. Tem actuado com músicos como Paul Flaherty, Evan Parker, Joe McPhee, Jim O’Rourke ou Thurston Moore, mas também com experimentais do rock e da pop como Sunburned Hand of the Man, Six Organs of Admittance ou Bjork. Em Serralves junta-se a Mick Flower, fundador da Vibracathedral Orchestra.
Quanto a Z’EV, leva ao palco quatro décadas de exploração sonora. É considerado um dos pioneiros do estilo de música conhecido como industrial.