Foram divulgados, esta segunda-feira, os cinco artistas portugueses nomeados para os Prémios Europeus de Música (EMA). Amor Electro, Aurea, Diego Miranda, Expensive Soul e The Gift vão concorrer pelo "Best Portuguese Act", prémio atribuído pelo canal de televisão MTV.
Corpo do artigo
Anualmente, os canais nacionais da cadeia MTV, neste caso a MTV Portugal, seleccionam cinco grupos ou artistas que mais se destacaram ao longo do ano, no país, para disputarem o prémio de "Best Portuguese Act". Os vencedores são escolhidos pelos espectadores através da Internet.
Os The Gift voltaram a estar entre os candidatos, depois de terem vencido o prémio em 2005, assim como os Expensive Soul. Destaca-se ainda a nomeação de um DJ português, Diego Miranda.
Pela primeira vez nomeados estão duas revelações do panorama musical português e que têm rivalizado na liderança de vendas de discos no país: a cantora soul Aurea e a banda pop Amor Electro.
A votação do "Best Portuguese Act" decorrerá no site oficial dos prémios da MTV, até 17 de Outubro. O artista português vencedor será, numa segunda fase, candidato ao prémio "Best In Europe".
Nas restantes categorias, Lady Gaga lidera com seis nomeações, seguida de Katy Perry e Bruno Mars com quatro indicações. A britânica Adele, a jovem estrela pop Justin Bieber e os Thirty Seconds To Mars estão na luta com três nomeações aos MTV EMAs 2011.
A cerimónia da 18.ª edição dos EMA ocorrerá este ano em Belfast, na Irlanda do Norte, a 6 de Novembro. A capital irlandesa foi escolhida para a cerimónia devido à "vibrante vida nocturna e o envolvente ambiente musical, combinados com a população jovem", revelou a estação televisiva. Recorde-se que Lisboa já recebeu o evento em 2005, no Pavilhão Atlântico.