O grupo chinês Wanda anunciou, esta segunda-feira, a compra da cadeia de cinemas norte-americana AMC Entertainment por 2,6 mil milhões de dólares (2,03 mil milhões de euros), constituindo a maior empresa mundial do setor.
Corpo do artigo
Além daquela verba, o Wanda investirá 500 milhões de dólares (390 milhões de euros) na AMC Entertainment para desenvolver novas iniciativas, diz um comunicado assinado pelas duas empresas.
Sediado em Dalian, nordeste da China, o Wanda é um consórcio privado com negócios em diversas áreas, do imobiliário às artes.
No campo da exibição cinematográfica, a cadeia Wanda é considerada a maior da Ásia, com 730 salas espalhadas pela China.
"Esta aquisição ajudará a fazer do Wanda um proprietário de cinemas verdadeiramente global. Partilhamos com a AMC Entertainment uma paixão pelo crescimento da indústria cinematográfica mundial", disse o presidente do grupo chinês, Wang Jialin.
A AMC Entertainment, com sede em Kansas City, opera cerca de 5000 salas nos Estados Unidos e no Canadá.
Embora a China importe apenas vinte filmes por ano, a maioria norte-americanos, o país já é o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, a seguir aos Estados Unidos.
Em 2011, pelo oitavo ano consecutivo, as receitas de bilheteira na China cresceram acima dos 25 por cento, para 13,12 mil milhões de yuan (1,62 mil milhões de euros).
O número de salas também aumentou muito, de 6.170, em 2010, para 9200 um ano mais tarde.