
Youtube
Foi descoberto, em Inglaterra, o mais antigo filme a cores. A película data do ano de 1902 e esteve esquecida durante 110 anos dentro de uma lata velha na cidade de Bradford, Inglaterra.
Corpo do artigo
Agora, o filme voltou a ver a luz do dia depois de ser descoberto por membros do National Media Museum. A notícia é dada pela BBC que afirma que esta descoberta "é um avanço na história do cinema".
Para Harvey, do Museu Nacional, e Bryony Dixon, do British Film Institute, este achado também é muito importante. O filme a cores que se pensava ser o mais antigo data de 1909 e utiliza um processo de coloração, o Kinemacolour, que não tem tanta qualidade quando comparado ao que agora foi descoberto.
O realizador deste filme de 1902 foi Edward Raymond Turner que registou a patente do seu método de coloração ainda no século dezanove, a 22 de março de 1899.
O homem, que era de Londres, fez filmagens na cidade de Brighton mas o seu projeto ficou a meio porque acabou por morrer de forma repentina com um ataque de coração. O filme já foi restaurado pelo National Media Museum.
