
Lisa Soares/Global Imagens
Companhias e associações de dança de todo o país assinalam, esta segunda-feira, o Dia Mundial da Dança com espetáculos que vão abranger desde os estilos latino, clássico, oriental e contemporâneo.
Corpo do artigo
O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tendo sido a data eleita para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna.
Por todo o país, artistas, companhias de dança, associações e coletividades vão apresentar espetáculos de dança com vários estilos, desde a clássica, latinas, orientais, tango, tribais, valsa, hip-hop e rock.
Em Lisboa, a Companhia Nacional de Bailado apresenta mais uma sessão do espetáculo "Dance Bailarina Dance", uma nova coreografia de Clara Andermatt, no Teatro Camões, em Lisboa.
A Lisboa Metropolitan Arts (LMARTS) realiza uma Gala de homenagem à dança no Teatro Tivoli esta segunda-feira e na terça-feira e a 1 de maio, pelas 21.30 horas, com obras dos coreógrafos Barbara Griggi, Benvindo Fonseca e Gagik Ismailian.
No norte, em Viana do Castelo e em Vila Praia de Âncora, durante a tarde e a noite desta segunda-feira, as comemorações vão sublinhar a dança como forma de comunicação, convívio e confraternização, além da expressão corporal.
