
Um par de sandálias de Mahatma Gandhi e vários outros dos seus objetos pessoais vão ser leiloados a 21 de maio, em Ludlow, no noroeste de Inglaterra, anunciou a leiloeira britânica Mullock's.
A que é apresentada pela leiloeira Mullock's como "uma das maiores coleções de objetos ligados ao Mahatma Gandhi" inclui cartas, litografias, pinturas, fotografias, gravações áudio, tigelas e pratos, assim como lençóis e um boné de linho que lhe pertenceu.
Um xaile tecido com fio, que o próprio Gandhi fiou, também faz parte do grupo de objetos a leiloar, segundo a agência France Presse.
À venda estará igualmente um documento assinado por Gandhi, no qual declara as suas últimas vontades, cujo preço se estima entre 30 mil e 40 mil libras (35500 e 47400 euros).
As sandálias em couro "usadas por Gandhi" e "em mau estado" vieram da sua casa em Juhu (oeste da Índia), onde viveu entre 1917 e 1934, precisou a Mullock's. O preço está estimado entre 10.000 a 15.000 libras (11.800 a 17.780 euros).
Mohandas Karamchand Gandhi esteve na origem do movimento de desobediência civil que levou à independência da Índia, em agosto de 1947.
A Índia desaprova o leilão de objetos pertencentes a Gandhi, considerando-o um insulto à memória de um homem que rejeitou a riqueza material.
Em julho do ano passado, Nova Deli adquiriu por mais de um milhão de dólares um conjunto de cartas, documentos e fotografias ligadas ao Mahatma Gandhi, alguns dias antes da Sotheby's determinar o preço por que seriam leiloados.
