
Fernando Fontes / Global Imagens
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu, este sábado, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade. O Comité Executivo da organização, reunido no Camboja, aprovou a candidatura coimbrã, que se junta, assim, aos centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães.
Numa nota citada pela Agência Lusa, o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, afirma que "mais do que o reconhecimento do valor arquitetónico do complexo universitário de Coimbra, esta decisão da UNESCO sublinha o valor universal da cultura e da língua portuguesas e reconhece o papel central que Portugal teve na formação do Mundo, tal como hoje o conhecemos".
A UC foi a única universidade portuguesa durante tantos séculos e a classificação como património mundial "reconhece a ação central que a Universidade de Coimbra tem vindo a desempenhar na história da humanidade", realça a nota.
O comunicado realça ainda que, para comemorar a inscrição da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia na lista do Património Mundial da Humanidade, o reitor convida à participação de todos na iniciativa "Coimbra em Festa", a decorrer na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, a partir das 16 horas de domingo.
Este sábado, a UNESCO já tinha decidido também a classificação do monte Fuji, um dos símbolos mais conhecidos do Japão.
Com 3,776 metros de altura, o monte Fuji "inspirou artistas e poetas e tem sido objeto de peregrinação durante séculos", assinala a UNESCO.
A comissão do património mundial da UNESCO, que se reúne na 37.ª sessão anual em Phnom Penh, Camboja, deve analisar, ao todo, a inscrição de 31 locais naturais e culturais na lista do património mundial.
