
O actor britânico Peter O'Toole, que o grande público melhor conhece como o protagonista do filme "Lawrence da Arábia", morreu, este domingo, num hospital londrino, aos 81 anos.
Peter O'Toole ficou mundialmente conhecido pela interpretação do coronel T.E. Lawrence no filme "Lawrence da Arábia" (1962).O filme ganhou sete Óscares e Peter O'Toole obteve uma nomeação para o galardão da Academia de Hollywood.
"Ele foi único no melhor sentido do termo e um gigante no seu campo", disse Steve Kenis, o seu agente, que anunciou o óbito.
O ator, nascido na Irlanda, tinha posto um ponto final à sua carreira em 2012. Foi oito vezes nomeado para os Óscares, mas apenhas ganhou o Óscar honorário, que premiou a sua carreira, em 2003.
A sua filha foi das primeiras a reagir publicamente à morte do seu pai, agradecendo o "amor e carinho que nos foi expressado. Obrigado, do fundo dos nossos corações", disse Kate O' Toole.
O presidente irlandês, Michael D. Higgins, amigo do ator desde 1969, exprimiu a sua "grande tristeza" com o anúncio da morte. "A Irlanda e o mundo perderam um dos gigantes do cinema e do teatro", declarou em comunicado.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, apresentou as condolências à família. "O seu desempenho no meu filme preferido, 'Lawrence da Arábia', foi incrível", sublinhou.
Para o ator Stephen Fry, o anúncio da morte de Peter O'Toole é uma "terrível notícia". "Tive a honra de o dirigir", escreveu o humorista na sua conta da rede social Twitter, numa homenagem ao homem que disse ser ao mesmo tempo um "monstro" sagrado, "um estudioso, um amante da vida, um génio".
Nascido em 1932, Peter O'Toole cresceu no norte de Inglaterra.
Depois de ter trabalhado durante pouco tempo como jornalista e locutor radiofónico na Royal Navy, foi estudar para a Academia Real de Arte Dramática, onde teve como colegas os atores Albert Finney, Alan Bates e Richard Harris.
Após construir um nome no teatro, a sua grande oportunidade chegou com o épico "Lawrence da Arábia" de David Lean.
Tinha duas filhas, Kate e Pat O'Toole, fruto do seu casamento com Siân Phillips, e um filho. Lorcan O'Toole, de um outro casamento, com Karen Brown.
