O 59.º Festival Eurovisão da Canção 2014, que se realiza, no próximo dia 10 de maio, em Copenhaga, Dinamarca, já está envolto em polémica. E tudo por causa do(a) artista que representa a Áustria: uma "mulher" de barba cerrada, que dá pelo nome de Conchita Wurst. Trata-se do travesti Tom Neuwirth, de 26 anos, que defenderá o seu país com a balada "Rise Like a Phoenix". Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Não será a primeira vez que o Festival Eurovisão da Canção será polémico, nem a primeira vez que um travesti surgirá a cantar. Se Tom Neuwirth é austríaco, depois de se maquilhar e vestir como uma mulher - apenas mantendo a barba cerrada - dá corpo à colombiana Conchita Wurst. E foi este "boneco" que a televisão austríaca decidiu levar ao festival europeu das canções, rejeitando, este ano, a escolha através do voto dos telespetadores.
[Youtube:ToqNa0rqUtY]
Já em 2012, o(a) cantor(a) concorreu ao concurso na Áustria, mas ficou-se pelo segundo lugar. Este ano, teve a sorte de ter sido escolhido(a) para representar o país, mas não escapou à fúria de quem recusa vê-lo(a) a cantar no Eurofestival. No Facebook, a página "Não à Conchita Wurst no concurso de música" tem milhares de fãs, além de circularem pelas redes sociais milhares de mensagens homofóbicas.
Há quem ainda vá mais longe e pretenda que o festival não seja transmitido, tal como acontece na Rússia e Bielorússia.
"Conchita" lamenta a intolerância de quem a critica. Afirma-se como uma mulher e explica que o único pormenor que faz questão de não mudar é a barba, porque ajuda a captar a atenção das pessoas.
O/a artista começou a sua carreira no programa "Factor X", onde cantou "My Heart Will Go On", e participou em outros "reality shows", que o(a) tornaram muito conhecido(a)a na Áustria.