Cinquenta múmias foram encontradas no Vale dos Reis em Luxor, no Egito. Alguns dos corpos encontrados são de príncipes e princesas da 18º dinastia, uma das mais importantes do antigo Egito e à qual pertenciam faraós como Tutmosis III, Akenatón e Tutankamón.
Corpo do artigo
As múmias, algumas com mais de 3600 anos, foram encontradas na grande necrópole real de Tebas, cidade do antigo Egito, na tumba número 40 do Vale dos Reis, uma das menos estudadas e em pior estado de conservação daquele antigo cemitério. Os corpos foram descobertos por uma equipa suíça da Universidade de Basileia, liderada por Helena Ballin.
A descoberta revelada, esta segunda-feira, pelo ministro egípcio de antiguidades, Mohamed Ibrahim, permitiu trazer novas esperanças aos especialistas. "Teremos de analisar a descoberta detalhadamente, mas sem dúvida que é um grande achado", afirmou a especialista egípcia Salima Ikram, em declarações ao jornal espanhol "El Pais".
Os restos mortais estavam embalsamados, rodeados de restos de madeira, panos, vasos funerários e outros utensílios que permitiram identificar 30 corpos, dos quais oito são de filhas de reis e quatro são de príncipes. Entre os corpos estão os de Tutmosis IV, Amenofis III e de duas personalidades desconhecidas Ta-im-wag-is e Neferanebo.
A maioria dos corpos são de adultos, mas também foram encontradas várias crianças e recém-nascidos bem mumificados, o que não era muito comum no Antigo Egipto.
O diretor de Egiptologia, Ali Al Asgar, revelou, segundo o jornal espanhol ABC, que esta descoberta ainda requer estudos e espera que os resultados dos exames, efetuados em fragmentos de utensílios funerários encontrados, revelem com mais detalhe a identidade das múmias.
A tumba onde foram descobertos os corpos já tinha sido escavada muito superficialmente em 1899 por Victor Loret, que não publicou artigos sobre as escavações, e já foi saqueada várias vezes na Antiguidade e no século XIX.
A investigação permitiu descobrir novas tumbas do antigo Egipto e irá revelar mais aspetos da estrutura do palácio real da 18º dinastia.